domingo, 22 de julho de 2012

Programa Sorria Sempre - Rádio Nova Aliança - 02abr2012

        Hoje falarei sobre BRUXISMO E CLAREAMENTO DENTAL.


Um dos males que mais afeta a humanidade nos dias de hoje, e que será a doença mais comum do futuro próximo é o estresse. Com a massificação da mídia, o câncer perdeu lugar para a AIDS, como motivo de maior temor e esta depois de vinte anos já está deixando de ser notícia, permitindo antever que, em breve, o maior medo das pessoas com relação a morte estará relacionado ao desgaste da trepidante vida moderna, sua competitividade, o desgaste natural de viver intensamente e os riscos de enfarto, uma das respostas a globalização. Mesmo nos períodos de repouso, as pessoas continuam tensas e uma das conseqüências é apertar ou ranger os dentes, ato chamado de bruxismo e bruxômano o seu portador. Inicialmente considerado um hábito, depois entendido como um vício e hoje estudado e tratado como doença, principalmente pelo fato de destruir próteses, quebrar restaurações, provocar ao longo dos anos um afrouxamento dos dentes e a doença periodontal, o bruxismo pode causar ainda traumas oclusais,  perda óssea, e desgaste dentário excessivo.

 Por todos estes motivos os seus portadores, muitas vezes sem saber, correm riscos que poderiam ser evitados, caso algum parente percebesse esta anomalia durante seu sono e lhe relatasse. Assim alertado, seu dentista poderá intervir antes que o mal se alastre e próteses precisem ser trocadas. Principalmente porque o tratamento para este mal é simples e fácil e, além de barato, não causar nenhum tipo de dor. Consiste no uso de uma placa de relaxamento, normalmente usada no período noturno, enquanto se dorme, sem nenhuma interferência no seu sono. Confeccionadas em acrílico transparente a partir de uma moldagem de seus dentes, funcionam como mio-relaxantes, impedindo o ranger dos dentes e distribuindo o apertar dos dentes para toda a arcada, ao invés de sobre alguns poucos, como acontece sem o uso da placa. A indicação inicial é somente para uso noturno, durante seis meses, para promover um relaxamento da musculatura dos maxilares, que, após reposicionada, tende a eliminar o ranger dos dentes. Portadores do problema há mais tempo e que nunca o trataram ou que sejam, por natureza, muito tensos e agitados e que já apresentem sintomas adiantados, com risco de perda dos dentes ou quebra de próteses, poderão ser orientados a usar as placas de relaxamento por mais tempo, principalmente nos seus momentos de maior estresse, como dirigir nas grandes cidades, por exemplo.

As vantagens do uso das placas mio-relaxantes são imediatas. Já nos primeiros dias se constata uma melhora significativa, principalmente nos pacientes que apresentavam dor na articulação temporomandibular. Esta tende a sumir em poucos dias de uso da placa e o ato de morder os dentes tende a diminuir pela simples presença de um anteparo, que, além disso estará protegendo dentes, restaurações e próteses do ranger que não mais acontece. A pior coisa que pode acontecer depois dos seis meses de uso da placa, caso a pessoa continue na vida agitada é ter que, a cada período de seis meses, voltar a usar a placa. Para muitos, a simples reposição da musculatura e mandíbula é suficiente para solucionar o problema em definitivo.

Tendo vida agitada e na dúvida, relate o fato a seu dentista, que por observações na face oclusal dos seus dentes, poderá identificar desgastes por mordedura crônica e, para fazer um diagnóstico mais completo, poderá indicar-lhe o uso de uma placa por um período menor, como maneira de se certificar de seus sintomas com relação a estas e outras disfunções da articulação temporomandibular, que também podem requerer placas mio-relaxantes como alternativa de solução.


         Junto com os implantes, tratamentos ortodônticos e odontogeriatria, os tratamentos para clarear os dentes são uma das maiores novidades, principalmente após as descobertas de aplicação dos raios laser para esta função e por estarem relacionados à melhora da estética do sorriso, a vontade máxima da maioria dos pacientes que procuram espontaneamente os consultórios dentários. Praticados há décadas, talvez séculos, as tentativas de clareamento já passaram por diferentes métodos com o mesmo objetivo: embelezar os dentes. Foram ou são usados: pastas, discos, lixas, brocas, ácidos, líquidos, gel, corrente elétrica, fibra ótica, fotopolimerizadores e agora os aparelhos para emissão de raios laser. Desde a fase do uso do gel, os resultados tem sido animadores levando muitos clientes a buscarem uma melhora de sua aparência, pelo clareamento de seus dentes.

Antes de escolher o método é importante saber o que causa o escurecimento dos dentes: o primeiro deles é o próprio envelhecimento, em segundo, a higienização deficiente, terceiro, o hábito de fumar, quarto, a dependência de bebidas alcoólicas, depois o uso habitual ou vício de balas, chicletes, doces e outros coloridos artificialmente, que alteram, com o tempo, a pigmentação da superfície do esmalte dos dentes. Sem combater o agente causador do escurecimento, o clareamento será sempre um paliativo temporário. Ao submeter-se a um método de clareamento, procure, junto com seu dentista, identificar o que levou ao escurecimento e faça uma campanha sistemática de combate a este causador, não só para manter, por um tempo maior, seus dentes mais brancos, mas principalmente para melhorar sua saúde como um todo, o que em muito irá colaborar para melhora da moldura e suporte de seu sorriso: seu corpo. Os tratamentos de clareamento em si são simples e consistem, basicamente, na aplicação de agentes branqueadores, por diversos métodos, uns mais caros, outros nem tanto. Seu dentista o orientará para o mais conveniente no seu caso, em função da origem do escurecimento e de sua disponibilidade de gastos para este fim.

A grande vantagem da maioria dos métodos modernos é sua rapidez e eficiência. Alguns têm todo o processo concluído em torno de duas horas para a boca toda, outros fazem em duas ou três sessões de meia hora, com resultados visíveis imediatamente após o encerramento do processo. Ter os dentes mais brancos por qualquer método, mesmo que obtida por uma simples profilaxia, é sempre um incentivo a uma melhor higienização pela tendência natural do ser humano em conservar melhor o que está limpo e relaxar no que está descuidado ou sujo. Em qualquer hipótese, não esqueça que dentes brancos não são garantia de longevidade, porque se não acontecer a correta higienização na área subgengival, esta poderá acumular placa, formar tártaro, gerar doença periodontal e, finalmente, o afrouxamento e perda dos dentes, mesmo os branquinhos, bonitos e sem cáries.

Se tiver desejo de uma melhor aparência através do clareamento dos dentes, consulte seu dentista e peça  um plano de tratamento envolvendo clareamento e manutenção controlada. Todos os dentistas trabalham com mais de um método de clareamento. Informe-se quais os utilizados por seu dentista, pergunte por valores, inclusive dos métodos que ele não utiliza, e faça comparações. Mesmo que você se trate com um dentista que não use o método do laser e seja sua vontade fazê-lo, não deixe de comentar com ele, para que lhe indique um profissional de confiança para realizá-lo e para você não ter constrangimento de visitá-lo em necessidade e ele vir a perceber que algo foi feito. Inclusive para que ele faça o adequado acompanhamento de manutenção.

Antes de me despedir gostaria de parabenizar à toda classe odontológica do Distrito federal pelo excelente congresso internacional realizado na última semana no centro de convenções, onde contou com a presença de inúmeras autoridades da odontologia, sociedade organizada, e política local e nacional. Onde as palestras de abertura foram do Dr. Roberto Shiniashik, e logo em seguida pelo maestro João Carlos Martins, onde cada qual deu seu exemplo de trabalho, luta e superação, das adversidades que tiveram pelas suas vidas e como as enfrentaram. Foi um testemunho de fé e perseverança.


Dr. Marco Antonio Franco Cançado

C01 Lotes 01/02, Salas 424 - Ed. Taguatinga Trade Center - Taguatinga / DF CEP: 72010-010 Fone: (61) 3352-9602
Modelo desenhado pela Head Trust