domingo, 22 de julho de 2012

Programa Sorria Sempre - Rádio Nova Aliança - 28mai2012

              Hoje falarei sobre prótese dentária e como melhorar sua saúde como um todo.

        Durante o período prolongado que uma pessoa passa sem tratar adequadamente dos seus dentes, a consequência, somada à pouca higienização que se costuma fazer nestas situações, muitas vezes levam à necessidade de colocação de próteses dentárias, que substituirão um ou mais dentes perdidos. Estas próteses se sustentam nos dentes vizinhos ao perdido, que são preparados para este fim. As modernas cerâmicas, dão condições para que o serviço feito não pareça um dente artificial. Isto no caso de ser só um o dente a ser reposto, caso em que a prótese é chamada de unitária. Sendo mais de um a ter necessidade de substituição, sua denominação é prótese múltipla. Nesta situação, necessitando-se de mais dentes para apoiarem os que serão substituídos.

Os dentes são preparados para receberem as próteses que sustentarão, com tratamentos de canal ou das gengivas, sempre que necessário, além de receberem preparos para deixá-los em um formato que possibilite sustentar melhor a prótese. Após feitos estes preparos, faz-se um molde que um protético irá trabalhar, para construir uma estrutura metálica, que servirá de sustentação para os dentes artificiais que nela serão colocados. Para estes é feita uma escolha de cor, levando-se em conta a cor dos demais dentes e o formato dos mesmos, no lado oposto de sua arcada. Terminado o serviço, antes da colocação, ele recebe um tratamento para deixar sua superfície mais resistente, como o que acontece no esmalte dos dentes e com uma aparência mais viva, como se fossem dentes naturais. Durante o período que o protético confecciona sua prótese, você utilizará uma, dita provisória.

A vantagem das próteses feitas atualmente é que elas não parecem artificiais, muitas vezes até melhorando a aparência de quem as coloca. Levam em consideração a sua articulação, visto que são montadas em um modelo de estudos e de trabalho, conhecido como articulador, que simula os movimentos da mastigação. Os dentistas que fazem boas próteses deixam espaços adequados para que você consiga fazer sua higienização, de forma a conservá-la por muitos e muitos anos. A pedido do cliente, podem ser feitas algumas alterações de forma a deixar o sorriso mais adequado a cada tipo de personalidade, considerando a linha do sorriso de cada pessoa.

Se você tiver um dente que recebeu tratamento de canal, que teve uma restauração grande ou um problema de gengiva e voltar a dar sinais de problemas, não permita que estes evoluam sem uma consulta ao seu dentista. Se não o fizer, o problema certamente aumentará, fazendo com que, em breve, a solução seja uma prótese e, por consequência, mais cara. Se o problema ficar sem solução por alguns anos, a situação extrema é a perda de todos os dentes, o que fará de você um mutilado dental. Preserve o que seu Criador lhe deu de graça, cuidando para manter a melhor dentição que você já teve. A primeira foi temporária (dentes de leite) e a terceira lhe sairá bem mais caro: os implantes. Tratando na fase inicial, seu próprio dentista terá condições de atendê-lo com um custo razoável. Deixando para tratar depois, terá que buscar especialistas e gastar muito mais. Mesmo que seu problema tenha avançado, não deixe de consultar seu dentista, porque ele é a melhor pessoa para lhe indicar o especialista você precisa, o qual lhe fará um bom serviço.

Quando você tem uma boa casa, tem prazer e orgulho de conservá-la bem. Com seu carro ocorre o mesmo, o que também acontece com sua roupa e objetos de uso pessoal. Isto vale para tudo o que você preza e gosta, chegando ao ponto de fazer seguros para protegê-los. Com sua saúde não pode ser diferente. Toda empresa que quer preservar seus funcionários faz um plano de saúde para eles. Com nosso corpo, nossa saúde, temos que fazer o mesmo: precisamos conservá-la. Considerando-a como um todo, esta é a maneira de melhorá-la.

Como nosso corpo, não convém deixá-lo debilitado, combalido, para então buscar tratamento. Nestes casos, aumentam os riscos e elevam-se os custos para tratá-lo. Pode-se fazer um “check up” para vermos tudo o que temos, mas não devemos deixar todos os problemas se avolumarem para depois combatê-los. O certo é tratá-los um a um, na medida em que forem surgindo, impedindo que um problema não tratado acabe gerando outro ou outros. Assim fazem os que se acostumaram a dar valor para sua saúde corporal, nosso maior patrimônio, depois do conhecimento. Assim deve ser com nossa saúde bucal. Deve-se ir tratando coisa por coisa, à medida em que forem aparecendo. A maioria ainda não está acostumada a isto, senão os dentistas já teriam um “check up bucal” pronto para aplicar-nos e, assim melhor planejar o acompanhamento de nossa saúde bucal. Aos que já o conquistaram, nossos parabéns e que sirvam de motivação para os demais, que assim passam a ter exemplos reais de suas vantagens.

Perder um compromisso social, um show ou um jantar por causa de dor de dentes é tão vergonhoso que não gostamos nem de relatar o real motivo que nos levou a perdê-lo. Hoje, faltar a um dia de trabalho ou a um compromisso profissional por dor de dentes é tão vexatório quanto mal aceito pelas gerências. Se for uma hora despendida para ir ao dentista ninguém reclamará, provavelmente nem se notará, assim como uma pequena limitação pelo uso de um provisório também não será percebida socialmente, como seria uma falta. Tratando bem dos dentes, de maneira preventiva, nunca se perderá uma oportunidade ou um momento inesquecível. As explicações pelas coisas perdidas deixarão de existir e as comemorações e conquistas serão sempre acompanhadas de sorrisos.

Seu dentista saberá sempre como orientá-lo na adoção de um plano para tratamento global imediato, com parcelamento para este derradeiro tratamento e motivá-lo para, a partir de então, fazer um acompanhamento semestral ou anual com uma simples consulta de profilaxia e manutenção. Conscientize-se disto e faça já o último grande tratamento dentário de sua vida. Se tiver alguma dúvida quanto a isto, peça que ele lhe indique um amigo em comum que possa lhe servir de comprovação, exemplo e motivação. Não tenha dúvida ou receio em conversar com ele. Só temos vergonha de falar das coisas erradas que fazemos. Das corretas, falamos com prazer e, sempre que solicitados nos colocamos na condição de modelos para o bem de nós mesmos e do próximo. Seja você o próximo a dar o bom exemplo e a servir de exemplo para seus familiares e amigos, tornando-se amigo de seu dentista e não só alguém que o teme por medo de seus próprios problemas. Seu relacionamento com ele e com as demais pessoas vai melhorar e sua saúde como um todo também.


Dr. Marco Antonio Franco Cançado

C01 Lotes 01/02, Salas 424 - Ed. Taguatinga Trade Center - Taguatinga / DF CEP: 72010-010 Fone: (61) 3352-9602
Modelo desenhado pela Head Trust